top of page

O GRUPO

No dia 2 de Janeiro de 1983, um grupo de entusiastas do Coral "Sociedade Filarmônica Lyra" em São Paulo, Brasil, reuniu-se com a intenção de formar um grupo de danças da terceira idade, com o intuito de preservar e cultivar a cultura alemã por meio da dança folclórica.

O nome "Gold und Silber" (ouro e prata) foi rapidamente encontrado, em razão da categoria etária de seus participantes, segundo um verso da famosa valsa de Franz Lehar de mesmo nome, em que o rapaz amará a sua amada até quando seus cachos dourados se transformarem em prata, sendo este um poético símbolo do passar do tempo.

Desde sua fundação dos anos 80, o grupo teve diferentes coordenadores de dança. 

Atualmente Monika Schmidt coordena o Gold und Silber, que desde os seus primórdios sempre se apresentou em clubes, associações, escolas, igrejas, lar de idosos, festas da cerveja, da primavera e Oktoberfest e em muitos outros eventos grandes e pequenos, beneficentes ou não, em São Paulo e no interior, além de outros estados como Santa Catarina, Paraná, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

No ano de 2014 o grupo teve seu ponto alto, quando nos apresentamos na Hungria e na Alemanha a convite de grupos amigos daqueles países europeus. A viagem 
à Alemanha representou para o grupo um encontro e um retorno às suas raízes germânicas, que norteiam a existência do Gold und Silber desde o seu nascimento.

TRAJES E DANÇAS

O traje feminino é originalmente uma roupa de trabalho, por isto o uso do avental. Era usado no passado tanto para a lida no campo, como para trabalhos domésticos em ambiente rural. Hoje é considerado um traje folclórico, muito apreciado na Oktoberfest de Munique.

 

O traje masculino, por sua parte, é uma modalidade usada em bandas de música típica, por isto o uso do veludo para as calças, e não do couro, como seria o tradicional para o trabalho no campo ou para a caça.  

Os ritmos mais comuns da dança folclórica alemã são a Valsa, a Polca e Marcha, sendo a valsa uma criação alemã do séc. XVI, como primeira dança a ser dançada em pares. Antes, as danças eram em fileiras ou em quadrados, como as quadrilhas, onde não havia contato entre os dançarinos.

 

Nosso repertório se compõe de danças alemãs, austríacas e de demais regiões de língua alemã na Europa, como também de danças, cujas coreografias foram criadas por antigos coordenadores com base em conhecidas canções. Além disto, fazemos danças de integração com o público, sendo este um momento especialmente prazeroso para nós, quando damos a oportunidade para que nossos expectadores experimentem a graça e leveza da dança folclórica alemã! Auf geht’s!

  • Gold & Silber
bottom of page