top of page

O CORo

Nosso coro nasceu no século XIX, passou oelo século XX, e hoje, no século XXI, ainda está em plena atividade. Como consta na crônica, em 1888 a Lyra já contava com 155 sócios, porém só com sete cantores. Todos queriam participar das atividades sociais da associação, porém só alguns poucos estavam dispostos a participar regularmente dos ensaios do coro, atividade pela qual a sociedade foi criada. Mas com o passar do tempo o ideal floresceu, fundaram-se, ao lado do coro masculino, também um coro feminino e um coro infantil, e chegamos firmes com um coro misto até aos dias de hoje.

O primeiro ponto alto de nossas apresentações públicas se deu em 1914, quando o coro apresentou o oratório "As Estações do Ano" de Joseph Haydn, e entre os convidados se encontrava o Dr. Washington Luiz, prefeito da cidade de São Paulo. No jornal "O Estado de São Paulo" a apresentação constou como um "acontecimento".

Em 1959, por ocasião do 75º aniversário, o coro apresentou-se no Teatro Municipal, acompanhado pela Orquestra Municipal de São Paulo, com regência do maestro Armando Bellardi. Em 1964, aos 80 anos, e em 1969, aos 85 anos, o coro apresentou-se mais uma vez no teatro Municipal, cantando em ambas as vezes "As Estações do Ano", de Haydn, acompanhado de três
 solistas e regência geral de Armando Bellardi. Em 1974, nos 90 anos de Lyra, o coro apresentou no Teatro Municipal peças de Wagner, Beethoven, Carlos Gomes e Tibor Reisner. Em 1975, aos 95 anos, o coro cantor na Igreja da Paz, apresentando cantos sacros de Bach e Händel entro outros, sob a regência de Udo Ahlemeier.

​

Em 1999, nos 115 anos, o programa festivo se da no Teatro Paulo Autran, sob regência de nossa atual maestrina Marcia Hentschel. E, 2004, para a comemoração de 120 anos, o coro se apresenta no teatro Humboldt.

​

Em todos estes anos, mais de 20 dirigentes regeram os corais da Lyra, sendo o primeiro, em 1884, o Sr. August Rupp.

​

 Seria alongar-se demais citá-los todos nominalmente, porém alguns , de tempos mais recentes, certamente ainda estão na memória de alguns cantores: Erich Hermes, Richard Pfütze, Albert Klein, Udo Ahlemeier, Tibor Reisner, orlando Beyerstedt, Paula Cristina Monteiro e Annemair Duwe, que dirigiu o coro feminino e fundou o infantil.

​

Já há mais de 20 anos nossa querida maestrina Márcia Hentschel, juntamente com o seu assistente Munir Sabag, dirigem com muita dedicação nosso coro. Entre as atividades atuais destacam-se os Encontros de Corais e os Concertos de Aniversário, que acontecem anualmente.

​

Recentemente nosso coro foi objeto de pesquisa da USP. Primeiro fomos visitados por professores do Grupo de Pesquisa nas Artes do Canto do Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, que confirmaram que a Lyra é o coro mais antigo em atividade em São Paulo. E Ana Paula Gabriel defendeu seu mestrado sobre o maestro austríaco Martin Braunwieser, que foi fundador e primeiro regente de nosso coro feminino nos anos 30. Assim, nossa centenária história fica eternizada pela academia.     

Atualmente, contamos com mais e 30 participantes, alguns cantores e cantoras com mais de 70, outros com mais de 80 anos. Não devemos só pensar, que quem canta no coro é porque gosta, não há dúvida quanto a isto, mas pensemos que nesta idade, quantas vezes a chuva, o frio, o calor intenso, um resfriado, uma dorzinha aqui e ali impedem o cantor de cumprir com o seu compromisso de estar presente nos ensaios. Por isto, congratulamos a todos os integrantes do coro da Lyra, por mantê-lo vivo, por manter o ideal que norteou aqueles primeiros cantores em 1884.

 

Se você se interessou e gosta de cantar, venha nos fazer uma visita. Teremos prazer em contar com você como mais um integrante do nosso coro. Os ensaios ocorrem todas as terças-feiras, das 17:30 às 19:30 horas.  

                                                                      

bottom of page