a lyra

A Sociedade Filarmônica Lyra é a associação cultural de origem alemã mais antiga em atividade em São Paulo. Somos uma entidade cultural privada, sem fins lucrativos, e nosso principal objetivo é a divulgação e a preservação dos valores da cultura alemã.

 

No dia 12 de novembro de 1884, quatorze imigrantes alemães se reuniram para cantar, fundando assim o Coro DMGV-Lyra (Deutscher  Männergesangverein Lyra), a atual Sociedade Filarmônica Lyra.

Em seus mais de cem anos de história, a Lyra viveu altos e baixos. A associação cresceu rapidamente em seus primeiros anos e em 1925 foi adquirido  um terreno de 2.400m² na Rua São Joaquim, no bairro da liberdade, pelo preço de 110 Contos de Reis. Em 22 de abril de 1934 foi realizada a colocação da Pedra Fundamental para a ampla construção da nova sede, que foi festivamente inaugurada, já que se comemorava o jubileu de prata: os 50 anos da Lyra.

1944 - 60 anos da fundação: as festividades pela data não puderam ser realizadas, pois as portas da Lyra estavam fechadas há dois anos, e não se sabia se e quando seriam abertas novamente. Em 12 de julho de 1945, a sede, com todo o seu acervo, foi tomada pelo governo por um Decreto-Lei do presidente Getúlio Vargas. Muito se fez para tentar reverter este confisco e até hoje se trabalha para conseguir a devolução. Em 1946 a Lyra retomou suas atividades, aceitando o

convite do Colégio Benjamin Constant, antiga Escola Allemã da Vila Mariana, onde permaneceu por 25 anos. Em 1955 foi adotado o nome "Sociedade Filarmônica Lyra".

 

Graças ao auxílio financeiro dos associados, amigos e empresas, a diretoria conseguiu adquirir o atual imóvel onde se encontra sua sede, no bairro do Campo Belo. Em 1979 foi inaugurada a grande Sala de Concertos, que foi totalmente reformada em 2014.

Mantemos hoje, além do coro misto, dois grupos de danças folclóricas ("Gold und Silber" e "Tirol") e um grupo  de Skat, um apreciado carteado. Além disso, o Conjunto de Bandolins  ensaia em nossas dependências há vários anos.

 

 Oferecemos a nossos sócios e amigos uma intensa e diversificada programação social e cultural como concertos dominicais com orquestras e coros convidados, encontro de corais, tardes de café com música e de cinema com antigos filmes alemães, dois bazares beneficentes, um de Dia das Mães e outro de Natal, tardes beneficentes de bingo, almoços e jantares dançantes com música folclórica, Festas da Páscoa e da Cerveja em nosso jardim, viagens e excursões de fim de semana, e muito mais, sempre de portas abertas para receber a todos os nossos frequentadores. 

Se você ainda não nos conhece, venha nos fazer uma visita. Estamos esperando por você!   
 

O QUE TEM NA LYRA?

Sociedade Filarmônica Lyra
Sociedade Filarmônica Lyra
Sociedade Filarmônica Lyra
Sociedade Filarmônica Lyra
Sociedade Filarmônica Lyra
Sociedade Filarmônica Lyra
Sociedade Filarmônica Lyra
Sociedade Filarmônica Lyra
Sociedade Filarmônica Lyra
Sociedade Filarmônica Lyra

Este site foi desenvolvido por Beatriz Santiloni