Este site foi desenvolvido por Beatriz Santiloni

a lyra

A Sociedade Filarmônica Lyra é a associação cultural de origem alemã mais antiga em atividade em São Paulo. Somos uma entidade cultural privada, sem fins lucrativos, e nosso principal objetivo é a divulgação e a preservação dos valores da cultura alemã.

 

No dia 12 de novembro de 1884, quatorze imigrantes alemães se reuniram para cantar, fundando assim o Coro DMGV-Lyra (Deutscher  Männergesangverein Lyra), a atual Sociedade Filarmônica Lyra.

Em seus mais de cem anos de história, a Lyra viveu altos e baixos. A associação cresceu rapidamente em seus primeiros anos e em 1925 foi adquirido  um terreno de 2.400m² na Rua São Joaquim, no bairro da liberdade, pelo preço de 110 Contos de Reis. Em 22 de abril de 1934 foi realizada a colocação da Pedra Fundamental para a ampla construção da nova sede, que foi festivamente inaugurada, já que se comemorava o jubileu de prata: os 50 anos da Lyra.

1944 - 60 anos da fundação: as festividades pela data não puderam ser realizadas, pois as portas da Lyra estavam fechadas há dois anos, e não se sabia se e quando seriam abertas novamente. Em 12 de julho de 1945, a sede, com todo o seu acervo, foi tomada pelo governo por um Decreto-Lei do presidente Getúlio Vargas. Muito se fez para tentar reverter este confisco e até hoje se trabalha para conseguir a devolução. Em 1946 a Lyra retomou suas atividades, aceitando o

convite do Colégio Benjamin Constant, antiga Escola Allemã da Vila Mariana, onde permaneceu por 25 anos. Em 1955 foi adotado o nome "Sociedade Filarmônica Lyra".

 

Graças ao auxílio financeiro dos associados, amigos e empresas, a diretoria conseguiu adquirir o atual imóvel onde se encontra sua sede, no bairro do Campo Belo. Em 1979 foi inaugurada a grande Sala de Concertos, que foi totalmente reformada em 2014.

Mantemos hoje, além do coro misto, dois grupos de danças folclóricas ("Gold und Silber" e "Tirol") e um grupo  de Skat, um apreciado carteado. Além disso, o Conjunto de Bandolins  ensaia em nossas dependências há vários anos.

 

 Oferecemos a nossos sócios e amigos uma intensa e diversificada programação social e cultural como concertos dominicais com orquestras e coros convidados, encontro de corais, tardes de café com música e de cinema com antigos filmes alemães, dois bazares beneficentes, um de Dia das Mães e outro de Natal, tardes beneficentes de bingo, almoços e jantares dançantes com música folclórica, Festas da Páscoa e da Cerveja em nosso jardim, viagens e excursões de fim de semana, e muito mais, sempre de portas abertas para receber a todos os nossos frequentadores. 

Se você ainda não nos conhece, venha nos fazer uma visita. Estamos esperando por você!   
 

O QUE TEM NA LYRA?